quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Check-ups anuais são desnecessários?...Ou vale a pena para viver mais e melhor?



Sempre me surpreendo ao descobrir que muita gente acha que fazer exames médicos anuais  é desnecessário. São poucas as pessoas que vão ao medico regulamente. É verdade que muitas vezes não ficamos sabendo de nada revelador de imediato, mas a realização frequente de check-ups é essencial. Se todos fizéssemos isso, poderíamos evitar doenças ou detectá-las no estagio inicial, quando os tratamentos são mais eficazes - e muitas vidas seriam salvas .Quando perguntamos sobre algum exame de rotina escutamos com frequência "Esta Normal".

 Exames laboratoriais e de imagem podem significar a diferença entre a vida e a morte. O check-Up anual é absolutamente imprescindível. Trata-se de um procedimento que todos devemos adotar e que nos permite tomar decisões sobre quais exames são mais indicados .O Conjunto apropriado de exames depende da nossa idade ,dos fatores de risco e dos sintomas. Se vamos ou não dar o segundo passo  e seguir as recomendações  medicas é uma opção pessoal, mas ela pode decidir  se tomamos a direção da vida ou da morte.

Por que os exames preventivos anuais se tornaram alvo de tantos questionamentos? 
Durante a maior parte do século XX, o Check -Up completo para adultos era o padrão de cuidados com a saúde  nos Estado Unidos. Seu objetivo era descobrir doenças bem cedo e reduzir o rico de morte. Ele envolve exames de sangue, de urina, de imagem e algumas vezes o Eletrocardiograma .
As seguradoras resolveram reavaliar quais serviços poderiam oferecer e quais deixariam de fora. A pressão crescente sobre os médicos para que economizassem fez com que menos exames fossem pedidos e que os tratamentos mais baratos fossem oferecidos. Os Check-ups anuais foram analisados e vários grupos médicos dominantes acharam que pessoas saudáveis não precisavam fazer exames todos os anos.

O que nós, médicos , que lidamos com pessoas saudáveis e doentes ,temos a dizer sobre tudo isso? 
Nossa resposta foi resumida com uma pesquisa publicada no periódico Archives of Internal  Medicine, em 2005.Que revelou que 65% de todos os médicos da assistência primaria nos Estados Unidos  acreditam que esses Check –ups  são necessários . Como você pode ver .É de vital importância fazer exames preventivos regulares adaptados a cada caso.Alguns exames devem ser feitos com frequência como a contagem de açúcar no sangue, e a verificação da pressão arterial. Mas outros exames podem ser apropriados a você e não necessariamente a outra pessoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário