domingo, 16 de outubro de 2011

Genes, Magreza e Diabetes.

Estudo feito pelo Medical Research Council, da Grã-Bretanha, constatou que genes ligados a pessoas magras podem estar associados a problemas no coração e a diabetes do tipo 2 condições normalmente vinculadas ao excesso de peso.
De acordo com os dados, apesar de variantes do gene IRS1 reduzirem a gordura sob a pele, elas não teriam qualquer efeito sobre a gordura presente nas vísceras, em torno de órgãos como coração e o fígado. O trabalho foi publicado na revista cientifica Natire Genetics e envolveu 76 mil pessoas.
A pesquisa pretende ajudar a esclarecer porque 20% das pessoas com diabetes tipo 2 tem a condição, apesar do peso saudável. O estudo mostra, também, que os riscos para o coração não devem ser baseados apenas no peso, e sim onde a gordura é depositada, já que, quando armazenadas internamente são mais graves.

Da Intolerância do Glúten a Doença Celíaca

O glúten é uma proteína, que existe em vários tipos de grãos, trigo, cevada e centeio. Assim, os alimentos que nos utilizamos com frequência como pão, bolo, biscoitos, e os cereais que usamos no café da manhã são ricos dessa substância. Na grande maioria dos indivíduos, esta proteína é digerida e absorvida, como todas as outras, sem nenhum atropelo.
No entanto, nas pessoas portadoras de uma patologia, de natureza genética, chamada Doença Celíaca, ela acarreta sérios transtornos.
A doença acomete um em cada 300 brasileiros. Existe uma anormalidade dos seus sistemas imunológicos. O organismo considera o glúten como um agente agressor e, desencadeia uma serie de ações contra ele (por um a aumento de anticorpos), esta reação também vai agredir vários dos nossos tecidos como nosso aparelho digestivo. A doença também causa a Alteração do ritmo intestinal, diarreia em mais de 50% dos casos. Gases, empachamentos, azia, má digestão e perda ou ganho de peso por má absorção.
Pode ate ser causa de crescimento deficiente em crianças. Outras manifestações também podem ser referidas. Dor de cabeça, depressão, dormência, dores articulares, fadiga, dermatite, osteoporose, infertilidade, entre outras.
O diagnostico é diferencial. Síndrome de Intestino Irritável, Intolerância a lactose, algumas parasitoses como giardíase, infecções bacterianas intestinais etc. Por conta disso, a grande maioria dos portadores da Doença Celíaca não é diagnosticada ou só é, tardiamente.
Por ser uma doença do sistema imunológico, tem mais chance de também apresentá-la: Diabetes Mellitus do Tipo 1, Hipo ou Hipertiroidismo, Lúpus Eritematoso, Artrite Reumatoide. Alias, ela prejudica diminuindo a eficácia dos medicamentos para A.R.
O teste inicial que deve ser realizado é o teste de intolerância Alimentar, a dosagem do anticorpo anti-transglutaminase. A confirmação diagnostica é realizada através de uma endoscopia digestiva alta. Solicitando uma biopsia do duodeno e do jejuno. O estudo deste material confirma ou não o diagnóstico.
Existe, também, o estudo genético para avaliar a presença dos genes HLA DQ2 ou HLA DQ8 que pode ser utilizado inicialmente. Uma limitação é seu auto custo. E quem tem um desses genes mesmo que o exame de sangue for negativo, inicialmente, deve repeti-lo, pois a doença poderá se apresentar mais tarde.
A única medida terapêutica eficaz é a suspensão do uso de alimentos que contenham glúten. È importante ressaltar que mesmo uma pequena quantidade pode desencadear um agravamento importante dos sintomas.
È importante lembrar que, vários outros alimentos contem a proteína: os embutidos (salame, salsichas, mortadela.). Também é vedado o uso de algumas bebidas, como Whisky, Cerveja.
A boa noticia é que a indústria alimentar esta oferecendo um maior numero de alimentos, como pães e massas, sem glúten.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Check-ups anuais são desnecessários?...Ou vale a pena para viver mais e melhor?



Sempre me surpreendo ao descobrir que muita gente acha que fazer exames médicos anuais  é desnecessário. São poucas as pessoas que vão ao medico regulamente. É verdade que muitas vezes não ficamos sabendo de nada revelador de imediato, mas a realização frequente de check-ups é essencial. Se todos fizéssemos isso, poderíamos evitar doenças ou detectá-las no estagio inicial, quando os tratamentos são mais eficazes - e muitas vidas seriam salvas .Quando perguntamos sobre algum exame de rotina escutamos com frequência "Esta Normal".

 Exames laboratoriais e de imagem podem significar a diferença entre a vida e a morte. O check-Up anual é absolutamente imprescindível. Trata-se de um procedimento que todos devemos adotar e que nos permite tomar decisões sobre quais exames são mais indicados .O Conjunto apropriado de exames depende da nossa idade ,dos fatores de risco e dos sintomas. Se vamos ou não dar o segundo passo  e seguir as recomendações  medicas é uma opção pessoal, mas ela pode decidir  se tomamos a direção da vida ou da morte.

Por que os exames preventivos anuais se tornaram alvo de tantos questionamentos? 
Durante a maior parte do século XX, o Check -Up completo para adultos era o padrão de cuidados com a saúde  nos Estado Unidos. Seu objetivo era descobrir doenças bem cedo e reduzir o rico de morte. Ele envolve exames de sangue, de urina, de imagem e algumas vezes o Eletrocardiograma .
As seguradoras resolveram reavaliar quais serviços poderiam oferecer e quais deixariam de fora. A pressão crescente sobre os médicos para que economizassem fez com que menos exames fossem pedidos e que os tratamentos mais baratos fossem oferecidos. Os Check-ups anuais foram analisados e vários grupos médicos dominantes acharam que pessoas saudáveis não precisavam fazer exames todos os anos.

O que nós, médicos , que lidamos com pessoas saudáveis e doentes ,temos a dizer sobre tudo isso? 
Nossa resposta foi resumida com uma pesquisa publicada no periódico Archives of Internal  Medicine, em 2005.Que revelou que 65% de todos os médicos da assistência primaria nos Estados Unidos  acreditam que esses Check –ups  são necessários . Como você pode ver .É de vital importância fazer exames preventivos regulares adaptados a cada caso.Alguns exames devem ser feitos com frequência como a contagem de açúcar no sangue, e a verificação da pressão arterial. Mas outros exames podem ser apropriados a você e não necessariamente a outra pessoa.