domingo, 23 de setembro de 2012

Diabetes Tipo 2


O que é a diabetes ?

O diabetes mellitus tipo 2 ( DM2) é uma condição caracterizada por aumento de glicose no sangue, chamada de hiperglicemia. Isso acontece devido a uma deficiência na produção e/a ação da insulina (hormônio produzido no nosso organismo pelo pâncreas ).Resultado em excesso de glicose no sangue.

Dica:
Apesar de ser uma doença crônica e sem cura, o diabetes pode ser bem controlado. Portanto , dedique-se a um estilo de vida saudável com dieta adequada e exercício físico, além do tratamento medicamentoso.

Você não esta sozinho:
Existem mais de 340 milhões de pessoas no mundo vivendo com o diabetes no mundo. Infelizmente quase metades delas não sabem que têm a doença.
Se não for tratado adequadamente, ou seja, se oi nível de glicemia não for normalizado. O DM2 pode evoluir para o acometimento de importantes órgãos  como o coração, rins, olhos e nervos.

Se você tem um familiar ou colega acima de 40 anos, acima do peso ou que tenha hipertensão, incentive-o a pesquisar sobre o Diabetes.

Como fazer o acompanhamento?
Siga as orientações do seu medico  para obter o melhor controle da glicemia, realizando os exames solicitados por ele na frequência exigida.
A partir do diagnostico, o seu medico solicitara, além dos exames de rotina, outros exames importantes para avaliar a saúde do seu olho (fundo de olho), Rins (microalbuminúria ) e coração (eletrocardiograma ou teste de esforço ).

Dica:
Lembre-se que o paciente diabético pode perder a sensibilidade nos pés, por isso esteja atento aos seus pés, observando se não existem feridas ou micoses, e utilize calçados confortáveis.

“ Esteja atento aos seus pés, observando se não existem feridas.”

Como obter o sucesso no tratamento.
Mudar o estilo de vida não é fácil, mas é possível! Basta encontrar o seu jeito de estabelecer uma rotina.
Assim que você conseguir se organizar, percebera que o tratamento do diabetes pode ser incorporado naturalmente  no seu dia a dia e ser muito gratificante.

Alimentação:
A orientação nutricional, com o estabelecimento de um plano alimentar, associada a mudanças no estilo de vida, incluindo atividade física regular, são fundamentais para o controle dos indivíduos portadores de Diabetes Mellitus. Nos últimos anos, diversos produtos foram elaborados para tornar a vida dos diabéticos mais fácil e saborosa. Além disso, muitos tabus e determinações que o faziam ter que seguir uma dieta restritiva desapareceram. Atualmente, sabe-se que esses indivíduos devem ter uma alimentação saudável com pouquíssimas restrições ou proibições. Então, se você é diabético e pretende adotar um plano alimentar saudável, siga atentamente as recomendações.

“Diversos tipos de alimentos foram elaborados para tornar a vida dos diabéticos mais fácil e saborosa.”

Carboidratos:
Qualquer carboidrato consumido em excesso resultará no aumento dos níveis de glicose no sangue e manifestação dos sintomas do diabetes.

Carboidratos simples :
Esse tipo de carboidrato tem capacidade de fornecer mais rapidamente energia ao organismo. São os açúcares (branco, cristal, mascavo e demerara) e mel. Frutas também contêm carboidratos simples, sendo um dos motivos pelos quais esses alimentos não devem ser consumidos livremente pelos diabéticos. O consumo de açúcar, mel, balas, doces e refrigerantes com açúcar, além de aumentar os níveis de glicose, está associado à obesidade e elevação dos triglicérides no sangue.

Carboidratos Complexos:
São mais vantajosos, pois apresentam uma absorção mais lenta no intestino, diminuindo os picos de aumento de glicose após uma refeição. Os alimentos que contêm carboidratos complexos são: arroz, milho, pães, macarrão, farinhas, cereais, aveia, batata(cosida) , mandioca, entre outros. A fim de melhorar ainda mais o conteúdo de nutrientes desses alimentos, auxiliar o trânsito intestinal e retardar a absorção da glicose é recomendado que esses alimentos sejam consumidos em sua forma integral como, por exemplo, arroz integral, pães preparados com farinhas integrais, biscoitos integrais, cereais matinais etc. As fibras também são carboidratos complexos que auxiliam no controle da glicemia. É recomendado o consumo de 20 gramas ao dia sob a forma de hortaliças, leguminosas, grãos integrais e frutas.

Gorduras:
 Os alimentos contêm os seguintes tipos de gorduras:

Colesterol:
É encontrado apenas em alimentos de origem animal, carnes gordurosas, leite integral e derivados, frios e embutidos, frutos do mar e vísceras. O colesterol alimentar influencia diferentemente os níveis de colesterol no sangue.

Gordura saturada:
Presente principalmente em produtos de origem animal, carnes gordurosas, leite e derivados, polpa e leite de coco e em alguns óleos vegetais como dendê. Quando consumida em excesso pode aumentar os níveis de colesterol “ruim” (LDL).

Gordura Trans:
As principais fontes são os alimentos industrializados que contêm gordura hidrogenada, como sorvetes, bolachas, alimentos de consistência crocante e margarinas duras. Quando consumida em excesso, a gordura trans aumenta o colesterol “ruim” (LDL) e reduz o colesterol “bom” (HDL).

Álcool:
O consumo excessivo de álcool deve ser evitado, mesmo que eventualmente. Para evitar hipoglicemia (baixo nível de glicose), o álcool deve ser sempre ingerido juntamente com alimentos. Lembrando que o álcool é muito calórico e o seu consumo predispõe a obesidade, que por sua vez apresenta efeitos negativos sobre o controle do diabetes.

Alimentos Diet x Light :
A definição de alimento light deve ser direcionada aos produtos que apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias, quando comparado com alimento convencional. O diet significa que o alimento tem ausência total de um nutriente. Portanto, a primeira diferença entre alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma redução mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença é que o alimento light não é, necessariamente, indicado para indivíduos que apresentem algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado, doença celíaca, fenilcetonúria). No caso dos indivíduos diabéticos o termo correto é o diet, por ter ausência total de açúcar. Se for comprar algum alimento light precisa conferir nos ingredientes descritos no rótulo, se na composição tem açúcar ou não.

Recomendações:

1-) Alimente-se a cada 3 horas para evitar picos de hipo e hiperglicemia; ( 7:00,
10:00, 13:00, 16:00, 19:00 ...)

2-)Tenha sempre disponíveis alimentos práticos para os intervalos das refeições como frutas, barras de cereais light ou biscoitos salgados com fibras.

3-) Leia os rótulos com atenção. Não confie apenas na denominação diet ou light. Observe atentamente a composição nutricional do produto, identificando a quantidade de cada nutriente (gordura, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais).

4-) Procure manter o peso dentro da faixa de normalidade.

5-)Meça regularmente a glicose sanguínea.


Fonte: livro diabetes tipo 2 entenda mais, junte se a nos