domingo, 16 de outubro de 2011

Da Intolerância do Glúten a Doença Celíaca

O glúten é uma proteína, que existe em vários tipos de grãos, trigo, cevada e centeio. Assim, os alimentos que nos utilizamos com frequência como pão, bolo, biscoitos, e os cereais que usamos no café da manhã são ricos dessa substância. Na grande maioria dos indivíduos, esta proteína é digerida e absorvida, como todas as outras, sem nenhum atropelo.
No entanto, nas pessoas portadoras de uma patologia, de natureza genética, chamada Doença Celíaca, ela acarreta sérios transtornos.
A doença acomete um em cada 300 brasileiros. Existe uma anormalidade dos seus sistemas imunológicos. O organismo considera o glúten como um agente agressor e, desencadeia uma serie de ações contra ele (por um a aumento de anticorpos), esta reação também vai agredir vários dos nossos tecidos como nosso aparelho digestivo. A doença também causa a Alteração do ritmo intestinal, diarreia em mais de 50% dos casos. Gases, empachamentos, azia, má digestão e perda ou ganho de peso por má absorção.
Pode ate ser causa de crescimento deficiente em crianças. Outras manifestações também podem ser referidas. Dor de cabeça, depressão, dormência, dores articulares, fadiga, dermatite, osteoporose, infertilidade, entre outras.
O diagnostico é diferencial. Síndrome de Intestino Irritável, Intolerância a lactose, algumas parasitoses como giardíase, infecções bacterianas intestinais etc. Por conta disso, a grande maioria dos portadores da Doença Celíaca não é diagnosticada ou só é, tardiamente.
Por ser uma doença do sistema imunológico, tem mais chance de também apresentá-la: Diabetes Mellitus do Tipo 1, Hipo ou Hipertiroidismo, Lúpus Eritematoso, Artrite Reumatoide. Alias, ela prejudica diminuindo a eficácia dos medicamentos para A.R.
O teste inicial que deve ser realizado é o teste de intolerância Alimentar, a dosagem do anticorpo anti-transglutaminase. A confirmação diagnostica é realizada através de uma endoscopia digestiva alta. Solicitando uma biopsia do duodeno e do jejuno. O estudo deste material confirma ou não o diagnóstico.
Existe, também, o estudo genético para avaliar a presença dos genes HLA DQ2 ou HLA DQ8 que pode ser utilizado inicialmente. Uma limitação é seu auto custo. E quem tem um desses genes mesmo que o exame de sangue for negativo, inicialmente, deve repeti-lo, pois a doença poderá se apresentar mais tarde.
A única medida terapêutica eficaz é a suspensão do uso de alimentos que contenham glúten. È importante ressaltar que mesmo uma pequena quantidade pode desencadear um agravamento importante dos sintomas.
È importante lembrar que, vários outros alimentos contem a proteína: os embutidos (salame, salsichas, mortadela.). Também é vedado o uso de algumas bebidas, como Whisky, Cerveja.
A boa noticia é que a indústria alimentar esta oferecendo um maior numero de alimentos, como pães e massas, sem glúten.


Nenhum comentário:

Postar um comentário